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7 Dicas para a Solução de Conflitos

Cedo ou tarde, todos nós vamos ter que lidar com pessoas de personalidade difícil. Sejam elas argumentativas, abusivas, teimosas, ou combativas. A pergunta é: como se auto afirmar sem criar um atrito desnecessário?

Na maioria dos casos quando as pessoas estão bravas na verdade elas estão gritando para serem ouvidas. Elas precisam de atenção, estima e amor. Querem sentir-se valorizados e importantes mas não conseguem se expressar construtivamente. Com a atitude certa, é possível sobrepor estas inseguranças e chegar a um consenso.

Estas 7 estratégias ajudarão você a acabar com disputas rápida e pacificamente para o benefício de todos os envolvidos:

1. Mantenha a calma. Fique parado e não fale. Deixe a tempestade seguir seu curso. Freqüentemente a pessoa quer provocar você. Discutir é ineficaz porque impõe barreiras.

2. Deixe a outra pessoa conduzir a conversa. Ele ou ela logo se cansará disto. Às vezes isto é tudo que ela quer. Ser ouvida. Para se sentir importante. Todo mundo quer parecer importante. Algumas pessoas só expressam isto de maneiras que são contraprodutivas.

3. Genuinamente considere o ponto de vista da outra pessoa. Imagine-se na pele dela. Nunca diga que “você está errado.” De fato, tente procurar por áreas de consenso e fundamentá-las.

4. Existe poder nas palavras “Sim, sim, eu vejo exatamente o que você está dizendo". Isto mostra a outra pessoa que você presta atenção nela. Isto é tudo que eles normalmente querem — ser validados. Concordando com eles, você quebra gradualmente a raiva da pessoa.

5. Se a situação se tornar verbalmente abusiva, ponha um fim. Afirme com firmeza mas calmamente: “Você está bravo agora e está dizendo coisas que você não quer (dê a eles o benefício da dúvida). Me desculpe. Nós podemos conversar novamente depois que você se acalmar.” Então deixe o lugar ou peça para a pessoa sair.

6. Se você estiver errado, admita depressa e tome a responsabilidade. Você pode dizer, “Você está absolutamente certo, é minha culpa e aqui está o que eu farei para consertar isto.” Ainda que você não esteja errado, pelo menos dê a eles o benefício da dúvida, “eu posso estar errado, vamos olhar para os fatos juntos.” É duro de discutir contra isto!

Estas palavras têm um poder tremendo. Não só faz validar o outro ponto de vista mas também difunde a tensão. Você ficaria surpreendido com o que acontece depois. A pessoa pode até acabar defendendo você. Você ficaria pasmo como um atacante de repente se torna um aliado.

7. Use o poder de visualização. Se você estiver lidando com alguém que você interage diariamente (como um chefe ou colega de trabalho), tente imaginar aquela pessoa como um ser espiritual amoroso.

Objeto de reflexão: Pense sobre como você lidou com pessoas difíceis no passado. Você era tentado a provar que eles estavam errados, tentando salvar sua pele? Você era capaz de ver através fachada e reconhecer que tudo o que eles queriam era serem ouvidos, amados e validados? Você tentou o poder de visualização?

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